domingo, 8 de março de 2009

Qual a diferença entre código fonte e código objeto? E programa Open Source?



Código-Fonte: criado em um editor de textos, contendo os comandos da linguagem de programação (C, Pascal...). Serve como entrada para o compilador.

Código-Objeto: criado pela conversão do código-fonte em linguagem de máquina. É gerado pelo compilador. Só é criado quando não há erros no código-fonte. (Extensão do código-objeto: .OBJ)


O processo de programação inicia-se com a edição de um programa-fonte e termina com a geração de um programa-executável.
Um programa-fonte deve ser criado em um editor de textos (sem formatação). Após a criação, este programa é submetido a um compilador que analisa o código-fonte e o converte este para um código-objeto (ou programa-objeto). O código-objeto é a versão em linguagem de máquina do programa-fonte.
Se o programa contiver chamadas a funções das bibliotecas (função cosseno, por exemplo) o ligador junta o programa-objeto com a(s) respectiva(s) biblioteca(s) e gera um código-executável (ou programa-executável).

Já um Programa Open Source é um software de utilização livre, para quem quiser. E todos podem contribuir com ele, seja no seu desenvolvimento, seja na correção de erros, seja na documentação, desde que a condição de liberdade seja mantida. Este paradigma revolucionou a maneira com que softwares são desenvolvidos, baixou os custos de desenvolvimento e aumentou a agilidade, resultando em softwares de excelente qualidade e em constante evolução. E o Linux, por exemplo, demonstrou que é possível levar este conceito até chegar a um sistema operacional completo, de qualidade superior aos disponíveis no mercado.


É muito importante conhecer esses conceitos na hora de contratar o desenvolvimento de um sistema automatizado para que se possa entender o que está sendo desenvolvido, de acordo com as necessidades de quem está contratando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário