As organizações, portanto, passaram por uma mudança muito grande e de forma muito rápida. De uma maneira geral, o mundo das organizações modernas obteve um grande salto qualitativo na incorporação dessa tecnologia, contudo, como foi observado acima, a preocupação com a privacidade das informações é um ponto de extrema relevância para os gestores atuais.
domingo, 8 de março de 2009
10. Na opinião do grupo, o que mudou nas organizações modernas, quando passaram a utilizar tecnologia de redes de computadores?
Quais os serviços mais comuns oferecidos por um provedor de Internet?
Seu objeto pode incluir, dependendo do preço acordado e da amplitude da empresa, os seguintes serviços:
-acesso à rede de computadores, mediante protocolo TCP/IP, via fax modem mediante ligação telefônica, ou por cabo, incluindo aqui o acesso aos mais variados bancos de dados, com possibilidade de envio, cópia e gravação de arquivos de distintas naturezas;
-serviço de correspondência eletrônica, mediante disponibilização de correio eletrônico e caixa postal, para comunicação entre usuários e entre os próprios contratantes;
-locação de espaço para o alojamento de home-pages;
-salas de bate-papo exclusivo;
-acesso a banco de dados específicos do provedor em área exclusivas sob sua responsabilidade, com disponibilizados para cópia (download) no computador do usuário.(2)
-acessos a grupos de discussão, "newsgroups", jogos, etc.
Qual a diferença entre código fonte e código objeto? E programa Open Source?
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj3ayMjZdgl1mTs93fnof5NQp9KHcn1mrzc0TXpIkfTrvwtA-0vP5J82POUtv6akVQF443fpzrn72c0QrfPum5xJqq5hdg0SqK0nvbuzPBkFlW4aMmpr3psrgftBPyCy2hO_502Bw0C4U8/s320/FluxoDeProgramacao.gif)
Código-Fonte: criado em um editor de textos, contendo os comandos da linguagem de programação (C, Pascal...). Serve como entrada para o compilador.
Um programa-fonte deve ser criado em um editor de textos (sem formatação). Após a criação, este programa é submetido a um compilador que analisa o código-fonte e o converte este para um código-objeto (ou programa-objeto). O código-objeto é a versão em linguagem de máquina do programa-fonte.
Se o programa contiver chamadas a funções das bibliotecas (função cosseno, por exemplo) o ligador junta o programa-objeto com a(s) respectiva(s) biblioteca(s) e gera um código-executável (ou programa-executável).
Já um Programa Open Source é um software de utilização livre, para quem quiser. E todos podem contribuir com ele, seja no seu desenvolvimento, seja na correção de erros, seja na documentação, desde que a condição de liberdade seja mantida. Este paradigma revolucionou a maneira com que softwares são desenvolvidos, baixou os custos de desenvolvimento e aumentou a agilidade, resultando em softwares de excelente qualidade e em constante evolução. E o Linux, por exemplo, demonstrou que é possível levar este conceito até chegar a um sistema operacional completo, de qualidade superior aos disponíveis no mercado.
É muito importante conhecer esses conceitos na hora de contratar o desenvolvimento de um sistema automatizado para que se possa entender o que está sendo desenvolvido, de acordo com as necessidades de quem está contratando.
Como funciona um computador?
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj9Rka2zFehIFCs3arxn5DoT0Vq1CV5AguoG7z5VvcQnk65hcllr13DlqN9uju8FFQ4bAWh0wxy9XIgz89ZMBw2NLdjrDxCfMaa-YURzbqn53jdKUNMtvDIzuKfb-l1VJU7xMTSzF6CAzc/s320/barramento.gif)
sexta-feira, 6 de março de 2009
Descrevendo sucintamente como funciona a rede Internet
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjRdjOoHtsYG506CtOqhMVGV-npBy5FLSteuGKuZOM9q79wKbCUfaKbYE3GTaRNH2fyA87a5DNgpRg1yNPvT7tF3PcAi8wR4E6cUUz1qcrLKULbANcWiPuYKEV2V0xBL4GHg3mZD6Cue58/s320/internet1.gif)
É uma rede de redes de computadores que se comunicam de forma transparente ao usuário através de um protocolo comum (IP - Internet Protocol).
Como funciona um procedimento de Backup?
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi7yHrNFY6xA1LBRCAv6r04p4915OZ07MJOLbQ-6cDjMhDOvsKz0_hD_u-7hOBR_KhLKr-2sP4ZJsQp9IzwE2x0kXt30XMRqRWqvQRlVGCmlfXw2XtKMfwY2-yDDjxCE9BBeHPPwOvTZQc/s200/BackupRecovery.jpg)
Para se fazer um Backup podemos proceder de algumas maneiras desde as mais simples, que é a cópia dos arquivos desejados em CD, DVD, Pen Drive ou até mesmo um disco rígido externo, dependendo do tamanho dos arquivos. E também há procedimentos um pouco mais complexos, mas, necessários como forma de segurança para se guardar determinados arquivos ou dados.
No Windows XP há um utilitário de Backup que ajuda a proteger os dados caso haja uma falha no disco rígido ou caso os arquivos sejam acidentalmente apagados devido a uma falha do hardware ou da mídia de armazenamento. Ao utilizar o Backup, o usuário poderá criar uma cópia de todos os dados no seu disco rígido e arquivá-la em outro dispositivo de armazenamento, como os mencionados acima.
Se os dados originais no disco rígido forem excluídos ou substituídos acidentalmente, ou ainda caso eles se tornem inacessíveis devido a um erro do disco rígido, o usuário poderá facilmente restaurá-los a partir do disco ou da cópia arquivada utilizando os Assistentes de Restauração ou de Recuperação Automatizada do Sistema ou nos dispositivos em que foram guardados.